Como recuperar a conexão do aspirador robô da Kabum – O guia completo

Na minha casa, possuo um robô aspirador de pó KaBuM Smart 700. Recentemente, fui acioná-lo para mais uma limpeza rotineira via Alexa, quando obtive a resposta que informava que o robô não estava respondendo. Pensei que a solução seria simplesmente removê-lo do aplicativo Kabum Smart e adicionar novamente, afinal, houve uma queda de luz no dia anterior, e o robô já havia perdido a conexão anteriormente por esse motivo.

Tentei readicionar uma, duas, três vezes… E sem sucesso. O aplicativo simplesmente tentava reconectar até o tempo acabar, mas não reconhecia o robô novamente. Então comecei a tentar medidas desesperadas. Reiniciei o roteador, desabilitei a rede 5GHz e o 4G do smartphone, roteei a internet de outro smartphone para o meu para tentar uma conexão, tentei conectar em outros aplicativos genéricos, mas não obtive sucesso.

Então comecei a pesquisar insistentemente na internet. Encontrei vários fóruns abordando o problema, com páginas e mais páginas de mensagens de várias pessoas com o mesmo problema, que havia iniciado em dezembro de 2023, mas aparentemente sem solução visível. Várias mensagens para a Kabum, reclamações no Reclame Aqui, e nenhum posicionamento por parte da empresa para corrigir o problema. Comecei a ficar realmente preocupada, pois em um ano de uso do robô, nunca tive nenhum problema com ele. Grande parte das pessoas que estavam relatando problemas de conectividade tinham internet banda larga da Vivo, e eu também.

Depois de muita pesquisa, descobri que a Kabum, apesar de não lançar nenhuma nota oficial, havia lançado uma atualização de firmware para corrigir o problema, mas a questão era: Como conectar o robô para fazer a atualização e resolver o problema de uma vez por todas?

Continuei a me aprofundar nos fóruns, com as mais variadas tentativas, e, depois de muito testar, enfim, encontrei uma alternativa para resolver o problema, e deixarei o passo a passo a seguir, para quem estiver enfrentando o mesmo problema. É importante seguir o passo a passo com atenção, para que as configurações sejam feitas da forma correta.

Em primeiro lugar, é preciso um serviço de DNS diferente do da operadora de internet.
Para este tutorial, criei uma conta no site do AdGuard, que fornece esse serviço.

Siga o passo a passo no AdGuard:

  1. Após criar sua conta, clique em AdGuard DNS.
  2. Após entrar no serviço de DNS, clique em Ir para o painel, e, depois, em Conectar novo dispositivo.
  3. Defina o dispositivo que você deseja conectar. Em Tipo de Dispositivo, selecione Roteador, e, em Marca do Dispositivo, selecione Outros. Aqui, a marca não é importante, ele vai gerar os IPs que você precisa adicionar nas configurações do seu roteador. Dê um nome ao seu dispositivo e clique em Próximo.

Agora, com seu roteador adicionado, vamos vinculá-lo ao AdGuard. Deixe essa tela aberta, será preciso retornar a ela mais tarde.
Siga o passo a passo nas configurações do seu roteador:

  1. Conecte-se no seu roteador. As informações de IP, login e senha geralmente estão em um adesivo colado nele. O IP padrão da vivo é 192.168.15.1.
  2. Clique em Configurações e em Rede Local.
  3. No campo DNS Específico, selecione Habilitado (o padrão é Desabilitado).
  4. Na tela do AdGuard, copie os dois IPV4 fornecidos e cole nos campos DNS Primário e DNS Secundário na página do seu roteador e salve as alterações.

Agora volte para o AdGuard e siga os seguintes passos:

  1. Na tela onde estão os IPs, clique em Vincular endereço de IP, e depois em Eu conectei o dispositivo.
  2. Agora, vá até Ajustes do servidor e em Regras de usuário.
  3. Clique em Adicionar Nova Regra. Quando abrir uma nova janela, selecione Bloquear Domínio, e, no campo abaixo, digite “www.baidu.com” e salve em seguida.
  4. Repita o passo 3, mas no campo, digite “baidu.com” e salve novamente.
  5. Volte para Ajustes do servidor e role até a sessão Avançado. Na sessão Responder a domínios bloqueados, altere para IP personalizado, e digite o IP 8.8.8.8 e salve a configuração.

Após realizar as configurações, abra o aplicativo da Kabum no seu smartphone e siga o passo a passo:

  1. Vá até o seu dispositivo, e, nas opções, cliqe em remover o dispositivo e confirme.
  2. Selecione adicionar dispositivo e escolha o seu modelo de robô aspirador.
  3. Digite os dados da sua rede Wi-Fi.
  4. Ligue o seu dispositivo em modo de pareamento, segurando o botão de conexão por 5 segundos.
  5. No seu smartphone, conecte-se à rede criada pelo dispositivo, volte ao aplicativo e aguarde a conexão ser estabelecida.
  6. Após conectar, vá nas opções do dispositivo e clique em Atualizar. Aguarde a atualização ser concluída.

Com esses passos, o seu dispositivo estará atualizado e com o problema de conectividade corrigido.
Agora, volte para as configurações padrões da sua operadora.

  1. Conecte-se novamente no seu roteador, clique em Configurações, Rede Local, e marque o campo DNS Específico como Desabilitado e salve.
  2. No aplicativo da Kabum, remova novamente seu dispositivo e refaça o passo a passo para adicioná-lo novamente, agora con as configurações padrão da sua operadora de internet.

Só assim consegui resolver o problema, e espero que também te ajude.
Até a próxima!

1 comentário em “Como recuperar a conexão do aspirador robô da Kabum – O guia completo”

  1. Roberta, obrigado pelo artigo. Infelizmente não consegui mudar as configurações do roteador (ZTE) da provedora de Internet. Revirei tudo e na parte de rede local, a única coisa que achei sobre DNS fica no bloco “servidor DHCP” e não fica habilitado pra editar. Se vc tiver descoberto outra forma além dessa e puder compartilhar, (que não seja rotear pelo celular, pois tbm não deu certo aqui) , agradeço muito.

    Responder

Deixe um comentário