Sempre gostei de cozinhar. Unindo isso ao fato de que precisava ter mais controle da minha alimentação, comecei a procurar com mais insistência uma balança de cozinha que tivesse acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Já tinha procurado várias vezes antes, mas só encontrei a balança corporal, tanto com voz, quanto com Bluetooth, que me mostra os dados no meu smartphone. E, apesar de ela pesar objetos leves, convenhamos que uma balança corporal não é a mais adequada para pesar alimentos.
Depois de muito procurar e ler especificações de modelos diferentes, enfim encontrei um que me parecia o ideal para o meu objetivo, e vou falar sobre ele mais adiante neste artigo. Se você também precisa de uma balança digital na sua cozinha, vamos em frente!
A balança que encontrei é da marca Flexinter, modelo Smart Nutri. O modelo é bem resistente, construído com plástico ABS e a plataforma de pesagem é feita de vidro temperado de 3 mm. A alimentação é por meio de 3 pilhas AAA (não inclusas). A balança possui Bluetooth e é compatível com o aplicativo AiFresh em português (para Android e iOS). A balança digital suporta até 5 KG, e possui várias unidades de medida. Possuindo a funcionalidade de liga/desliga automático, indicador de status da bateria, indicador de erro, tela de LCD e sensores de precisão.
Quando finalmente recebi a balança, minhas impressões foram positivas. O material é realmente robusto e de boa qualidade.
Após abrir a balança e inserir as pilhas, baixei o aplicativo no meu smartphone para realizar os testes.
O foco deste artigo será no aplicativo AiFresh, já que é nele que está a acessibilidade da balança para pessoas com deficiência visual.
Realizei os testes com o aplicativo para iOS e, apesar de a tradução para o português não ser de boa qualidade, o aplicativo é acessível com leitor de tela.
A configuração inicial é bem simples. Após baixar e abrir o app, ele pede informações básicas sobre você, como gênero, data de nascimento, peso e altura, e, com base nesses dados, ele calcula a quantidade de calorias estimada que você pode ingerir diariamente.
Após configurar o aplicativo, vem a parte interessante, o uso da balança. Não é preciso fazer nada para conectá-la ao app. Se ela já estiver com as pilhas, ao abrir o app, um bip é emitido, informando que a conexão foi bem sucedida.
Então, basta colocar os alimentos sobre a balança, bem centralizados, que o peso aparecerá na tela inicial do app. Também aparecem outras informações, como calorias, proteínas e gorduras.
Existem algumas funções bem interessantes, como a possibilidade de adicionar um alimento pré-definido na balança, ou adicionar um alimento personalizado. Também é possível, no caso do iPhone, sincronizar os dados com o app saúde da Apple, e também com a pulseira FitBit.
Em geral, a balança funciona muito bem com o app, mas ela não é de alta precisão. Então, alimentos extremamente leves, com o peso de 1 g, por exemplo, não vão ser reconhecidos.
Mas se você precisa de uma balança com acessibilidade na sua cozinha, seja para ajudar no controle da sua dieta, seja para o preparo de receitas, com certeza é um modelo recomendado.