5G safado, 5G quase puro e o 5G puro – Entenda as diferenças do 5G aqui no Brasil

Com a chegada do 5G nas principais capitais brasileiras, o Brasil passa a ser um dos países mais rápidos a receber o início da nova tecnologia móvel. Mas você sabia que talvez o 5G que você está usando não é verdadeiramente o 5G real com aquela velocidade incrível que ele pode chegar? No artigo de hoje, vou explicar para vocês quais os 3 tipos de 5G que temos disponíveis aqui no brasil.

Entendendo o 5G

Primeiramente, precisamos entender como o 5G funciona.

O 5G é a 5ª geração de redes móveis, uma evolução significativa das redes 4G LTE atuais. Foi projetado para atender ao grande crescimento de dados e conectividade da sociedade moderna de hoje, a internet das coisas com bilhões de dispositivos conectados e baixa latência.

Mas qual a principal diferença do 5G para o 4G?

A vantagem mais evidente das redes 5G sobre 4G é a velocidade da rede. No entanto, também há vantagens relacionadas à latência reduzida – o que significa tempos de resposta mais rápidos e velocidades de download mais rápidas. Isso abre uma variedade de aplicações potenciais em todo o setor devido à eficiência operacional aprimorada.
Entre as aplicações para 5G estão banda larga super rápida sem necessidade de fibra, assistência médica remota e carros autônomos com comunicação 5G, bem como comunicação carro a carro.
Muitos desses avanços tecnológicos serão proporcionados pela latência reduzida, permitindo que os dispositivos 5G respondam aos comandos mais rapidamente. A latência é o atraso entre a emissão de um comando e a recepção da resposta. O 3G tem uma latência de 65 milissegundos, o 4G avançado tem cerca de 40 milissegundos de latência, enquanto a banda larga fixa tem uma latência entre 10 e 20 milissegundos. Em comparação, espera-se que o 5G opere com apenas 1 milissegundo de latência, permitindo que aplicativos críticos e a Internet das Coisas operem abaixo da meta de 4 milissegundos para um serviço de banda larga móvel aprimorada.
A tecnologia também terá uma capacidade maior do que as tecnologias de redes anteriores. Haverá acesso a um espectro maior em frequências mais altas, o que significa que as redes poderão lidar com mais aplicativos de alta demanda simultaneamente, fornecendo uma experiência semelhante à fibra, permitindo que as pessoas que vivem em áreas de “difícil acesso” desfrutem de um serviço de banda larga muito aprimorado.

Os 3 tipos de 5G no Brasil

Como o 4G, o 5G opera em várias frequências distintas, alterando sua qualidade e velocidade. Vamos Entender cada uma delas:

  1. 5G Safado (DSS)
  2. 5G NSA
  3. 5G Puro (SA

O 5G safado

O 5G “safado”, mais conhecido como 5G DSS, utiliza a mesma infraestrutura do 4G e divide literalmente as duas tecnologias em uma única antena. Caso seu celular suporte o 5G DSS, automaticamente irá se conectar a ela. Caso não, irá utilizar o 4G normalmente.

Em teoria, As antenas compatíveis vão liberar velocidade maior quando detectarem aparelhos com a disponibilidade de conexão para o DSS, mas sabemos que não foi isso o que ocorreu aqui no brasil. Esta tecnologia foi lançada em 2021 prometendo velocidades 10x mais rápidas que o 4G, iludindo o povo brasileiro.

Eu sinceramente nem chamaria de 5G, pois a forma que foi implementada aqui no BR dá até vergonha. Está mais para um 4g+. Safadinhas essas operadoras, não é mesmo?

O 5G NSA (quase puro mas…)

O 5G NSA (Non-Standalone)utiliza o mesmo núcleo do 4G, mas não a mesma frequência. Vamos dizer que o 5G NSA é uma nova antena com um sistema antigo em uma frequência melhor, assim conseguindo maior velocidade.

Esse sim é o 5G de verdade, mas não é totalmente puro. No dia a dia, ninguém irá sentir diferença no uso de redes sociais e troca de mensagens.

Para utilizar o 5G NSA, não é necessário realizar absolutamente nada. Por aproveitar o mesmo core do 4G, caso o seu aparelho suporte a frequência ele irá se conectar automaticamente.

O 5G SA (puro)

O 5G SA (Standalone) utiliza uma infraestrutura exclusiva em todo seu desenvolvimento, por isso chamado de puro.

Um de seus principais benefícios é uma latência ainda menor se comparada ao 5G NSA.
Apesar disso, essas redes acabam sendo mais custosas para serem implementadas pelas operadoras, já que precisam de uma infraestrutura dedicada.

Esta rede sim, será necessário que as fabricantes atualizem seus dispositivos com a liberação da frequência por software. E claro, o dispositivo precisa suportar a tecnologia.

Atualmente, a Samsung já atualizou o software em seus aparelhos top de linha. Então caso você utilize um s22 ultra, irá se conectar a rede pura se estiver disponível.

Já a Apple, uma comitiva do governo foi aos EUA conversar com a empresa para liberar em todos os aparelhos compatíveis (linha 12 e 13). A previsão que esta atualização chegue em setembro, com o iOS 16.

Um detalhe importante é que provavelmente será necessário trocar o SIM card para utilizar a tecnologia 5G SA. Vivo e Claro já confirmaram esta alteração em seus sites oficiais.

Conclusão

Neste artigo, expliquei resumidamente de como funciona o 5G aqui no Brasil. Agora você vai poder utilizar a nova tecnologia sabendo que existe um 5G safado, um 5G impuro e o 5G purinho.

Além destes 3 tipos, existe um 5G que vou chamar de mais puro que o puro que irei contar em outro artigo, e obviamente ele não estará disponível aqui no nosso país, pelo menos por enquanto.

2 comentários em “5G safado, 5G quase puro e o 5G puro – Entenda as diferenças do 5G aqui no Brasil”

Deixe um comentário