Airpods pro – Um ótimo fone de ouvido, com um delay considerável

Ao falarmos em fone de ouvido totalmente sem fio, é inegável que você em algum momento já não tenha ouvido falar nos famosos Airpods da Apple. Em 2016, a maçã lançou seu primeiro TWS com a proposta de ser um fone de ouvido bonito, simples e totalmente integrado em seu ecossistema. Três anos depois, o Airpods Pro foi lançado com algumas novidades interessantes. E eu, louco por música e um fã da marca, resolvi encarar um Airpods Pro em 2022. Será que valeu a pena gastar R$1450 em um fone de ouvido? Vamos descobrir imediatamente nas linhas a seguir 😊.

Diferenças Airpods x Airpods Pro

Vamos entender um pouquinho as diferenças entre um e outro.

Os AirPods tradicionais continuam com aquele design dos fones da Apple que vinham na caixa do iPhone, os EarPods. O diferencial é que não há fios. 
Nos AirPods Pro, as hastes são ligeiramente mais curtas que, ao invés de trazerem sensores de toque, optam por sensores de força para identificar os comandos do usuário.
O modelo passa a ser intra-auricular: com as pontas de silicone que entram no canal do ouvido, para ajudar o isolamento acústico do fone. Os tradicionais só têm o encaixe universal auricular.

Airpods Tradicional
Airpods Tradicional

Algumas características permanecem iguais aos AirPods tradicionais, mas, claro, o modelo Pro ganha alguns recursos extras.
O principal chamariz é o cancelamento ativo de ruído, o qual permite uma imersão sonora sem deixar o barulho exterior entrar. Essa tecnologia usa os microfones embutidos para emitir frequências contrárias às que vêm de fora, “cancelando” o som exterior.

Airpods Pro
Airpods Pro

Em se tratando de som, os AirPods Pro trazem o que a Apple chama de Equalização Adaptativa, que faz um ajuste da música de acordo com o formato do ouvido do usuário.
Há, ainda, uma equalização de pressão combinada ao sistema de ventilação que tenta fixar o fone no ouvido de forma confortável. No modelo tradicional, por ser apenas um encaixe fixo, não é possível ter este ajuste.
A empresa também diz que a versão Pro oferece graves potentes, por conta de um driver de alta amplitude e baixa distorção. Aliado a tudo isso, está a certificação IPX4 (resistência a água), recurso que não encontramos na versão tradicional.

Agora vamos ao principal deste post, as minhas impressões sobre este carinha nada barato.

Design Intra-auricular e perninha de pressão

Um dos fatores que quase me fez pegar a versão tradicional foi realmente o design Intra-auricular. Mas acabei dando uma chance e fui surpreendido.

Utilizando as borrachas médias já instaladas nos fones, não tive nenhum problema. O fone é muito confortável. Foi o primeiro Intra-auricular que não me deu coceira no ouvido e aquela sensação de incomodo para tirar o mais rápido possível.

No entanto, a decepção veio justamente onde eu achei que iria curtir. As perninhas de pressão utilizadas para trocar e voltar músicas, são pequenas e de difíceis acesso quando o fone está no ouvido. Por ficar em baixo do fone, é muito desconfortável apertar enquanto você está fazendo outra coisa. Caso fosse por toque igual aos tradicionais, eu iria curtir mais.

Bateria

Aqui é muito simples. A bateria é boa para um TWS, mas não é excelente. Com o estojo, o fone aguenta tranquilo mais de 20h de música. O problema está justamente em uma única carga.

Com o fone em 100%, consegui uma média de 3h40 com o cancelamento de ruído habilitado, e volume em 50%. Já com o Noise Cancelling desativado a média foi bem maior, com quase 5h de uso.

Como eu falei anteriormente, não é a melhor bateria em um fone, mas também não é a pior. Saiba que você vai ter que colocar no estojo em algum momento entre 4h de uso. Se você quer um fone para ficar mais de 6h, este fone não é para você.

Qualidade de áudio

Aqui o negócio começa ficar interessante. Simplesmente é incrível o que esse fone de ouvido minúsculo consegue reproduzir. No geral, é um som bem equilibrado, tanto nos graves médios e agudos. É um fone que vai agradar todo mundo, até aquele cara que entende de áudio.

Obviamente este fone não tem o objetivo de entregar um áudio profissional, até porque a proposta não é essa e seu tamanho também não vai contribuir para essa finalidade.

Em linhas gerais, é o melhor áudio que eu já ouvi em um TWS.

Ecossistema Apple

Aqui acho que eu não preciso nem falar. Ao abrir o estojo pela primeira vez, a famosa telinha de configuração dos fones é mostrada e com poucos cliques já estamos com ele configurado e funcionando. Além disso, há facilidade na hora de verificar a bateria tanto do estojo quanto dos próprios fones. Podemos também habilitar quais modos de uso queremos usar e o mais interessante, os fones ficam registrados na rede buscar da Apple. Ou seja, se eu perder o fone consigo realizar o rastreamento do mesmo, bloqueando para quem for utilizar em outro dispositivo.

Recursos

Aqui sim que esse fone na minha opinião manda muito e muito bem. O isolamento de ruído é fantástico. Simplesmente quando ativamos parece que estamos em uma capsula e não conseguimos ouvir nada. Nos meus testes, ao utilizar dentro de um carro com o som ligado numa altura considerável, consigo ouvir muito de longe a música tocando do carro, e ao colocar uma música no fone a imersão acontece.

Lendo na internet, o pessoal já tinha dito que era um dos melhores Noise Cancelling TWS, e eu posso confirmar que é muito superior ao Samsung Galaxy Buds+ mesmo.

Em um avião aquele som de criança chorando tenho certeza que não ouvirei ao utilizar o Airpods Pro.

Outro recurso muito legal também é o modo transparência. Basicamente conseguimos ouvir o som ambiente com amplificação, facilitando na hora de conversar com alguém, por exemplo, sem precisar ficar tirando os fones de ouvido. Quando estava usando o cancelamento de ruído e passei para o modo de transparência, acabei levando um susto completo.

Dizem que o modo transparência é ainda melhor no Airpods Pro Max, visto que o falante é maior e ele consegue simular com mais microfones, parecendo com que você não esteja utilizando um fone de ouvido. Aqui no Airpods Pro conseguimos ouvir as pessoas bem, mas ainda percebemos que estamos com um fone, creio que seja pelo formato que entra no nosso canal auditivo.

Outro recurso legal mas que não me chama a atenção é o áudio espacial. Basicamente é um áudio 360 que acompanha a sua cabeça. O problema aqui está justamente na quantidade de conteúdos com esse suporte. Podemos testar no iOS um pouco da experiência, mas nada que me fizesse dar pulos de alegria.

Pouco delay, mas…

Já vou falando pra vocês. Sim, esse fone tem delay. Sim, o delay é baixo, mas há e isso me atrapalha um pouco na experiência.

O delay não é absurdo ao ponto de não conseguirmos navegar com o leitor de tela, mas a experiência fica limitada.

Digitar no teclado utilizando o fone com o VoiceOver é uma droga caso você queira digitar coisas grandes. Navegar pelo sistema dá, mas percebemos o delay e basicamente cansa em pouco tempo. Gosto de usar para ouvir música, assistir vídeos e filmes. Pra mexer no sistema o bom e velho fone com fio é recomendado.

Mas aí, vale a pena?

Caso você queira um fone com o isolamento de ruído e tem um iPhone, póde comprar sem medo. Você terá o melhor áudio TWS no mercado, com um excelente Noise Cancelling. Comparando com fones de ouvido da mesma categoria, como o Sony WF-1000XM4, seu preço está em um patamar aceitável.

Caso você não tenha interesse em Noise Cancelling, e alguns recursos a mais, o Airpods tradicional é o mais recomendável para você. Contém o mesmo processador, ecossistema funciona muito bem e você pode encontrar pela metade do preço em alguns lugares.

Por outro lado, caso você tenha um Android, não recomendaria em hipótese alguma os Airpods, justamente pela integração. Airpods no Android vira um fone de ouvido qualquer e sem usabilidade de software. Recomendaria nestes casos você comprar um Samsung buds ou até mesmo as versões mais caras dos fones da Xiaomi.

Agora a resposta que vocês estão esperando. Sim, valeu a pena eu ter comprado o fone. Agora se vale a pena você gastar R$1450 em um fone isso vai depender de você. Tudo que há de melhor em um fone TWS está no Airpods Pro, basta ter a grana e um baita psicológico para concluir a compra.

Deixe um comentário