AVELL A60 MUV – O melhor investimento dos últimos tempos

Em agosto de 2020, estava eu começando a procurar um novo laptop para meu uso pessoal, pois o meu tanque de guerra XPS 15da Dell já não estava mais me atendendo como deveria.

Os problemas com o meu antigo notebook

Na verdade, tudo começou lá em 2018, quando um belo dia a caixa de som dele simplesmente parou de funcionar. Eu realmente não condeno a coitada da caixa, pois já havia sofrido muito na minha mão. Logo depois foi a perda de atualizações do Driver da placa de vídeo. Também eu não condeno a Nvidia, pois a placa era uma GT540M.

Para quem não entende de placa de vídeo, esta belezinha foi fabricada lá em 2010 e começou suas vendas em 2011, o mesmo ano do XPS 15. Eu já estava fazendo milagres com ela. Em alguns momentos, eu rodava o jogo FIFA 21 a 20 FPS, obviamente no modo janela e apenas em eventos especiais. Havia também outros jogos que eu infelizmente não conseguia jogar e o tanque de guerra começou a perder a suas batalhas. Foi aí que eu realmente parei, olhei para cima e suspirei, falando para mim mesmo, “eu realmente preciso gastar dinheiro em um novo monstro mais potente.”

Critérios para meu novo brinquedo

Muitas pessoas vão me chamar de arrogante ou exagerado neste momento. Eu realmente entendo completamente se você pensar desta forma, mas sim, eu queria gastar dinheiro em algo que me desse prazer, e claro, um produto que entrasse no meu orçamento. Mas além de tudo, eu queria um dispositivo que durasse por muitos e muitos anos. Não estava disposto a gastar muito dinheiro e ter que trocar de computador logo em seguida. Foi aí que montei uns requisitos mínimos para a minha máquina:

  • Processador i7 ou superior.
  • 16 GB de memória RAM
  • SSD de 500GB ou superior, utilizando a tecnologia NVME.
  • De preferência ser leve e fino.
  • Design sem ser de plástico.

Com estas especificações em mãos, começou a minha procura desesperada para a compra do meu novo companheiro de jogatina e estudos. Neste tempo, realizando todas as “garimpações” possíveis, encontrei um laptop que basicamente foi amor a primeira vista.

Marca AVELL

Eu já conhecia esta marca a muito tempo, na época que eu achava bizarro e fantástico ao mesmo tempo empresas colocarem mais de duas placas de vídeo no mesmo notebook. Sim, senhoras e senhores. A AVELL sempre foi sinónimo de alto desempenho no Brasil, trazendo computadores com um preço aceitável, sempre utilizando peças tops de linha em seus produtos. Mesmo a empresa sendo brasileira, resolvi dar uma chance ao modelo que basicamente era o pacote completo que eu estava procurando.

A60 MUV

Notebook A60 para ilustrar o modelo da Avell
Notebook A60

Na primeira impressão, você vai achar que é um computador comum, igual aos outros. Esta foi a minha primeira reação ao encontrar o AVELL A60 MUV. Mas depois que parei para ver o que ele me entregava com apenas 1.85KG eu fiquei impressionado e ao mesmo tempo abismado pelo desempenho e seus benefícios. Vamos conhecer o monstro que balançou meu coração e meu dinheiro.

Especificação AVELL A60 que comprei

  • PLACA DE VÍDEO:NVIDIA® GeForce® GTX 1660ti GPU (6GB GDDR6)
  • PROCESSADOR:Intel® Core™ i7-9750H , 12MB Cache – 9ª Geração (2.6 GHz até 4.5 Ghz)
  • MEMÓRIA:16GB [2x 8GB – Dual Channel] Memória DDR4 (2666 MHZ)
  • ARMAZENAMENTO – [ SLOT I ]:SSD M.2 NVME 1TB – [ 2.000 MB/s ]
  • ARMAZENAMENTO – [ SLOT II ]:Nenhum Hard Disk
  • TELA (LCD):15.6″ FullHD LED-Backlit (1920x1080p) ) 16:9 / 144Hz / WVA / Matte / sRGB: 100% / Contraste: 1200 : 1 / Brilho 300 cd/m²
  • BATERIA:6 células / 8000mAh
  • WIRELESS:Intel® Dual Band Wireless-AX200 + Bluetooth 5.0
  • TECLADO:Teclado Mecânico da 3ª Geração – Retro iluminação em RGB – Padrão ABNT2
  • SISTEMA OPERACIONAL:Original Windows 10 Home Single Language

Sim, é impressionante que um processador da série H com menos de 2KG seja vendido no Brasil. O mais louco é o design ser construído junto há Intel, que vocês entenderão em breve.

Construção toda em liga de magnésio

Sim, um dos fatores que fez eu amar este notebook foi a sua construção totalmente feita em liga de magnésio, muito melhor que o alumínio e infinitamente mais leve. É uma delícia você pegar um notebook mega leve e colocar em uma mochila para viajar. Ou mesmo utilizar no colo. O que eu curti também foi esta parceria entre a Avell e a Intel. Basicamente, todo design e placa foi desenvolvido pela Intel, somente a Avell modificando peças chaves como a marca de memória, SSD, etc.

Bateria de um MacBook pro

Eu me apavorei com o valor desta bateria e como os engenheiros colocaram nesse notebook. São 94WH de potência. Para vocês terem Ideia, o limite de um eletrônico entrar em um avião é de 100WH. Fica lado a lado com o novo e não tão novo assim MacBook pro 16.

Outros benefícios

O bônus foi ter 3 portas USB, uma porta Thunderbolt 3 e ter o bom e velho RJ45. Além de mudar a minha forma de desbloquear o Windows com o reconhecimento facial utilizando infravermelho.

Como nada são flores

Se você chegou neste ponto no post, você vai realmente pensar. “O Leo está sendo pago para fazer esta publicação”. Bem que eu gostaria, mas ainda não estou. Quem sabe no futuro, não é mesmo?

Como qualquer eletrônico, sem exceção, ele tem alguns pontos negativos. O primeiro deles é o som. Não é que o som é ruim, mas também não é bom. A caixa de som fica em baixo, um padrão ridículo que a maioria das marcas vem adotando nos últimos anos. O grave é bem baixo mesmo, com um agudo bem acentuado. Não é um som horroroso, mas fica bem abaixo da média de outros notebooks com a mesma facha de preço. Um outro problema é a fonte de carregamento. Ela tem 500g e é gigante. E quando eu falo gigante, ela é enorme mesmo. Entendo que tem 230W, mas poderia ser menor, sendo detalhes que não atrapalham a experiência de uso.

Valeu a pena o investimento no A60??

Se foi uma boa compra, vai muito de cada um. Mas realmente fiquei feliz de ter encontrado um notebook que atendia as especificações e que entrava muito bem no meu orçamento. Eu estava querendo pegar o novo MacBook Air M1, mas acabei mudando de ideia devido a um probleminha de acessibilidade, que contarei em outro artigo.

No geral, é um baita. Bateria dura umas 9h, teclado é mecânico e confortável, e não tem um teclado numérico para incomodar.

Seu preço é salgado, é verdade. Mas se formos analisar o custo Brasil, pagar 8500 reais numa máquina dessas em pandemia, onde está havendo uma escassez de chips, o meu bolso e claro meu investimento a longo prazo se beneficiou da compra.

Deixe um comentário