Tenho certeza que quando você leu o título deste post, parou para refletir. “O que tem haver futebol, jogos online e programação?”. No meu caso, o fanatismo pelo Internacional, e ser fã de jogos de futebol me deu ânimo para começar a estudar uma linguagem de programação que tenho carinho até hoje. Neste post, vou contar a vocês como comecei a minha jornada e como virei depois de fanático por futebol, me tornei um apaixonado por programação e desenvolvimento.
Vamos voltar no tempo
2009. A internet no Brasil começou a se expandir rapidamente. Apesar de tudo, eu sempre tive o privilégio de ter acesso nas pontas dos dedos, ou melhor, do teclado desde pequeno. Neste ano, eu estava completando 10 anos de idade. Uma criança, de fato. Era fanático por futebol e claro, o Internacional. Para quem me conhece, vai se lembrar de minhas camisas colecionáveis de vários times do Brasil e do mundo. Navegando na internet neste tempo, eu estava procurando algo para jogar e me divertir. Um “joguinho” web para passar o tempo. Foi nestas pesquisas que encontrei um jogo que mudou a minha vida.
Futclube – Líder em futebol online!
Ao abrir o site, eu imaginava que fosse mais um site qualquer no estilo treinador de futebol. Entendendo mais a dinâmica do jogo, comecei a perceber que a proposta do jogo era muito mais que isso. Basicamente, no jogo você tinha que marcar gols ajudando o seu time do coração. Você também poderia receber propostas de outros times e além disso, desafiar outros usuários por disputas de pênaltis. Achei tudo isso fascinante e interessante, pois tudo funcionava diretamente do navegador e era online. Comecei a ficar com algo na cabeça e perguntei para mim mesmo, como todo o sistema foi montado e se era possível criar algo do zero. Neste meio tempo, acabei virando um dos administradores do jogo e tive contato direto com o dono, e ele me falou uma simples palavra que mudou a minha vida.
PHP
Para quem nunca ouviu falar, O PHP é uma linguagem de programação voltada originalmente para desenvolvimento de sites e aplicações web. Por ser de código aberto e de fácil aprendizado, é uma das mais populares do mundo.
Assim como o Python e o JavaScript, ele também é classificado como uma linguagem de scripts, ou seja, um conjunto de instruções via código que servem, principalmente, para automatizar tarefas.
Com o PHP, você pode “instruir” uma página estática (criada com HTML e CSS) a executar ações específicas e mais complexas, como validar as informações de um formulário antes dos dados serem enviados de volta ao browser.
Agora voltando para a história, com 10 anos todas estas variáveis de servidor, cliente e lógica me chamou muito a atenção, visto que sempre amei matemática e realizar cálculos pra mim era como tomar água. Primeiramente, comecei a entender como toda a lógica funcionava, pois para criar aquele jogo tinha que ter algum sentido. Foi aí que descobri a lógica de programação e comecei aplicar nesta querida linguagem.
Neste tempo, aprendi que cada linguagem realmente apenas a forma de escrever era alterada, mas a lógica era a mesma. Aprendi também que os gols que eu fazia no jogo nada mais nada menos era um número sendo alterado em um banco de dados. Os tempos para chutar eram definidos pelo servidor e que existia uma classe date e time para realizar estas requisições. Ao longo do tempo, cada vez eu entendia como o jogo foi desenvolvido e comecei a pensar de fato como um programador. Aquele botão foi feito desta forma, o sistema de Login foi desenvolvido com o tal recurso, e assim por diante. Em 3 anos, eu já brincava com o PHp, automatizando coisas até mesmo na escola, para resolver cálculos de Logaritmo. Você vai ficar se perguntando, mas isso não é uma trapaça?
Na verdade, eu desenvolvia os algoritmos, e depois só alterava os números das variáveis. Pra que realizar vários cálculos se eu posso entender a lógica da questão e automatizar a minha vida, não é mesmo? O melhor de tudo, eu aprendia no processo.
Para título de curiosidade, este site que você está acessando para ler este artigo é totalmente desenvolvido em PHp, mas neste caso não há futebol e Internacional 😉.
A programação mudou a minha vida
Muita gente vai achar besteiras, mas de fato a programação me tornou a pessoa que eu sou hoje. A paixão por tecnologia, o pensamento lógico e o amor por um idioma binário fez com que eu fizesse uma faculdade, trabalhar no que eu gosto e nunca desistir.
Programar não é fácil e não é mil maravilhas. Qualquer pessoa vai errar um código, seja na sintaxe ou na lógica. Mas o mais difícil mesmo é você ficar em cima do seu objetivo e não desistir para fazer outra coisa.
Conclusão
Eu era viciado em futebol, jogos online e curtia mexer em computadores. Depois de toda esta experiência que tive na minha infância, resolvi abraçar a programação no meu colo e hoje sou um cara ainda apaixonado por futebol e claro um joguinho online. Mas esta minha outra paixão me deu algo que eu possa trabalhar e pagar as minhas contas, tudo com a famosa tecnologia.
Pesquisando sobre brgol, e-futebol, futclube e demais sites do gênero encontrei este post. E eu lembro de ter visto algum nickname contendo “LeoGuima” ou algo similar.
Muito bom, interessante post seu e parabéns pela sua vida profissional.